Marcha pela Terra

Marcha pela Terra
presença da Assobecaty

Construindo identidade

Depois do nosso pedido de concessão ter sido arquivado por uma disputa desigual com os evangélicos, a AssociaçãConexão Comunitária toma folego para produzir outros meios de comunicação que alcancem a comunidade de forma mais inteligente.
Estamos falando, com isso, de um emplemento nas nossas ações que nos conduziram a produção de uma publicação impressa, a Revista Conexão Comunitária e uma sala de cinema, que vai ganhar as ruas de Guaíba logo,logo com o Projeto Cine Intervenção.
A provocação valeu a pena, a comunicação que queremos fazer não pode ser restrita como a comunicação que "eles" fazem por isso, não vamos ficar lamentando a rádio que não veio. Estamos na rua, com o banner numa mão e o microfone na outra."Eles" vem de rádio, sem problema, nós de revista e cinema.
Denise Flores

quinta-feira, 31 de março de 2011

Prêmio Políticas Públicas e Equidade lança sua 3ª edição

ENSP, publicada em 30/03/2011

O Centro de Pesquisa em Administração Pública e Governo (CEAPG), da Fundação Getúlio Vargas, está promovendo a terceira edição do prêmio Políticas Públicas e Equidade: avanços práticos, um concurso de monografias para mestrandos e doutorandos ou recém-mestres e doutores, que tem por objetivo premiar ensaios que identifiquem, avaliem e discutam experiências de ação pública que contribuam efetivamente para a redução das desigualdades econômicas, sociais, políticas, de gênero e de raça/etnia.
Poderão concorrer ao prêmio brasileiros ou estrangeiros que tenham residência permanente no Brasil, que sejam estudantes de Mestrado e Doutorado e recém-mestres e doutores dos cursos de Administração, Antropologia, Ciência Política, Direito, Psicologia, Saúde, Arquitetura, Urbanismo, Serviço Social, Educação, Sociologia ou áreas afins.
Para se inscrever, o candidato deverá preencher a Ficha de Inscrição e encaminhá-la, junto com seis vias impressas, uma versão digital do trabalho e uma carta de autorização para publicação, à Coordenação do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo, pessoalmente ou pelo correio, com data de postagem até 2 de maio de 2011.

Fonte: Fundação Getúlio Vargas

terça-feira, 29 de março de 2011

Mulher Negra reage ao Racismo Explícito


A  discrminação da mulher negra no Brasil, esta a cada dia aumentando de proporções, não se restringe a uma única classe social, mas continua  atingindo  mais as  mulher negra, um caso com forte repercussão na midia é o da cantora Preta Gil, que esta revoltada, com as manifestações racista e homofóbicas  do deputado Jair Bolsonaro (PP/RJ), no programa CQC, da TV Bandeirantes, em resposta a uma pergunta da cantora Preta Gil,  que ofende  toda a população negra brasileira.

Leia mais na

                                      REVISTA CONEXÃO AFRO

caracolesAxé de Mãe Carmen de Oxalá

Falar com Mãe Carmen de Oxalá  Fone: (51) 97010303 e  84945770

maecarmendeoxala@hotmail.com

terça-feira, 22 de março de 2011

MULHERES NEGRAS NO PODER . UM DESAFIO PARA A PSICOLOGIA

Ministra Luiza Bairros – SEPIR

Ministra da Igualdade Racial Luiza Bairros

O Núcleo de Parlamentares Negros promoveu nesta terça-feira o seminário “Os direitos dos Quilombolas no Ordenamento Jurídico Brasileiro e Internacional”. Ao final do evento foi lançada a Frente Parlamentar Mista da Igualdade Racial em Defesa dos Quilombolas.

Créditos/ Câmara Hoje
Paula Medeiros - repórter

 
Máe Flavia Pinto - RJ 
 
 

VEJA MAIS conexaoafro.worpress.com

Núcleo de Parlamentares Negros fotos Ògan Luiz Alves

 

 

Onibodê ( O Porteiro)]



Ministra da Igualdade Racial Luiza Bairros

O Núcleo de Parlamentares Negros promoveu nesta terça-feira o seminário “Os direitos dos Quilombolas no Ordenamento Jurídico Brasileiro e Internacional”. Ao final do evento foi lançada a Frente Parlamentar Mista da Igualdade Racial em Defesa dos Quilombolas.

Créditos/ Câmara Hoje
Paula Medeiros - repórter





video

A TV Camara deu destaque para o evento.

Iº FÓRUM DA IGUALDADE

CUT e Coordenação dos Movimentos Sociais promovem Fórum da Igualdade

Mar 17th, 2011 by Marco Aurélio Weissheimer.

Do site da CUT-RS

A CUT-RS e a Coordenação dos Movimentos Sociais do Rio Grande do Sul realizarão o “I Fórum da Igualdade: uma outra comunicação é necessária” nos dias 10,11 e 12 de abril de 2011, no Auditório Dante Barone da Assembléia Legislativa/RS. Nesta primeira edição, o Fórum da Igualdade debaterá a democratização dos meios de comunicação e o marco regulatório. O evento tem como objetivo ser um contraponto ao Fórum da Liberdade.

A democratização da comunicação, a liberdade de expressão e o fim do monopólio dos meios de comunicação no Brasil serão temas a serem debatidos pelos painelistas. Além disso, serão discutidos temas como o marco regulatório para o setor de comunicação no país e a implantação dos Conselhos Estaduais de Comunicação.

Para a CUT-RS é urgente a atualização da legislação para assegurar a liberdade de expressão e a democratização do direito à comunicação. Segundo o presidente da CUT, Celso Woyciechowski, “Estamos muito atrasados nos aspectos da comunicação no Brasil. Temos uma legislação que data de 1962. Desde então, ocorreram profundas transformações no campo das comunicações no Brasil e no mundo e não podemos mais permanecer assim”.

A partir de uma nova legislação, construiremos um projeto de lei que tramite pelo Congresso Nacional, seguindo todas as instâncias legítimas e democráticas que a sociedade brasileira acata e respeita. Regulação representa desenvolvimento, informação, igualdade a diversidade regional e respeito às minorias. Para tanto, a Central Única dos Trabalhadores está convidando painelistas e debatedores de renome nacional e internacional para contribuir com o debate proposto nesta primeira edição.

O Fórum terá 3 grandes painéis:

1- DEMOCRATIZAÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E O MARCO REGULATÓRIO
2- DEMOCRATIZAÇÃO DA DEMOCRACIA: Existe Liberdade sem Igualdade?
2- PAPEL DO ESTADO E OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO.

Além disso, ocorrerão oficinas autogestionárias, que debaterão:

- A blogosfera progressista e o AI-5 da internet
- Mundo do trabalho e imprensa sindical
- Reformas Estruturais (política, tributária, previdenciária, urbana, agrária, …)
- 600 propostas da Conferência Nacional de Comunicação 2010
- O Fim do Jornal Impresso
- Rádios comunitárias /Rádios WEB/Digital
- Charges
- Jornal Boca de Rua
- Movimento Rock and Roll e comunicação (Jakobasko)
- Implantação do Conselho Estadual de Comunicação (Sind. Jornalistas)

- NOMES CONFIRMADOS:

- Bia Barbosa (Intervozes)
- Vera Spolidoro (Secom RS)
- Celso Schroeder (Presidente da FENAJ)
- Marcelo Branco (Softwarelivre.org)
- Pedrinho Guareschi (Prof. UFRGS)
- João Pedro Stedile (MST)
- Altamiro Borges (Site Vermelho)
- Vito Giannotti

domingo, 20 de março de 2011

MICHELE OBAMA NO BRASIL

Moda Cultura Gente

20.3.11

Estilo Michelle Obama no Brasil

O estilo Michelle Obama na visita presidencial ao Brasil ocorrida entre os dias 10 e 20 de março de 2011 ao lado do marido o Presidente Barack Obama deixará uma forte marca de sua presença.

Se Michelle Obama, 47 anos não se tornou um ícone da moda afroamericana ou mesmo da elite norteamericana ela certamente deixará registrada na crônica das Primeiras Damas dos EUA um estilo próprio em que combina  luxo e frugalidade com a mesma desenvoltura. Seja vestindo roupas de estilistas famosos nas ocasiões formais ou descontraídos vestidos como nos seus deslocamentos de viagem. Ao lado da filhas Malia, 12 anos e Sasha, 10 anos e do marido, Michelle Obama apresenta-se como uma mulher ativa que desfruta de um estilo de vida  saudável complementado por uma postura simpática e descontraída. 

Família presidencial norteamericana Obama: chegada ao Brasil

Família Obama recebida pela Presidente Dilma Roussef

Michelle Obama discursa para jovens em Brasília

Belezas Negras

Barack Obama, Michelle e as filhas no desembarque no Rio de Janeiro

Postado por Ricardo

Marcadores: Barack Obama no Brasil, Michelle Obama

terça-feira, 8 de março de 2011

EDITORIAL DA REVISTA CONEXÃO AFRO

N°o1- o8 de  Março ano 2011 -Guaíba- RS -Brasi

REVISTA CONEXÃO AFRO




EDITORIAL

O lançamento da Revista Conexão Afro Online nos remete a reflexão da origem do nome que  expressa um momento mágico criativo jornalístico por podermos elaborar um instrumento politico para ser utilizado em qualquer época em qualquer tempo. Sempre que é usado possibilita  visibilidade as questões afro, cultura arte e tradição de matriz africana, foi pensado inicialmente como um meio da Assobecaty contribuir com a sociedade, estimulando o resgate dos valores de raiz afro. Mesmo sendo criado dentro de um terreiro de tradição, não foi obstáculo para as inovações , um  nome forte apresentado em várias iniciativas. É pioneiro, por estar sempre apostando na interatividade através de programa de rádio comercial, rádio web e comunitária, em sites e nos 38 Blogs mantidos com conteúdos autenticamente produzidos por nós e outros dois de maneira colaborativa. Na 1° Conferência Nacional de Promoção a Igualdade Racial- DF Brasilia (2005) experênciamos a gravação de  documentário em video com autoridades do Brasil  e no ano de 2006, quando foi  realizada a primeira edição do  Jornal Conexão.

O nome tem credibilidade e se apresenta como um instrumento desafiante, para  as religiões  de tradições  afros frente ao terceiro milênio por possibilitar cindir para sempre com a invisibilidade, da raiz africana, assim, como arte e a cultura negra, que entra em discussão, nesse espaço.Foi  realizado o pré - lançamento, em novembro de 2010, dentro da programação do  I Encontro Estadual do Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro Brasileiro, INTECAB-SP, acontecimento que nos honra muito e que obteve a presença marcante da mais nobre  tradição  dos orixás no estado de  São Paulo, e alguns outros estados, que testemunharam e abençoaram a iniciativa, do axé do batuque do sul.  Saudamos  Mãe Ana de Ogum e a Mãe Juju de Oxum as mais velhas! Que Ogum e Oxum abençoe os caminhos da Revista Conexão Afro!

Axé São Paulo,  Axé Brasília, Axé Florianópolis, Axé Paraíba, Axé Rio de Janeiro, Axé Belém do Pará, Axé Recife,  Axé Salvador, Axé  Rio Grande do Sul, Axé  Brasil.

Axé Argentina, Axé Uruguai, Axé Portugal, Axé Itália,  Axé Espanha, Axé Africa , AXÉ MUNDO !

Você está convidad@ a acessar este instrumento colaborativo e de compartilhamento de conhecimentos. Dê a sua sugestão, divulgue a sua agenda, traga a matéria de seus eventos contribua com este instrumento de luta, ele é nosso!!!

http://conexaoafro.wordpress.com/

conexaoafro@gmail.com

Mais uma Ação Afirmativa pelo Ano Internacional Afrodescente - ONU 2011


Yalorixá Carmen de Oxalá

Líder Espiritual Assobecaty

Dia Internacional da Mulher -assobecaty mulher

_