Envie matéria e acompanhe as nossas postagens diárias no www. jornalconexaoafroafro.blogspot.com
Envie matéria e acompanhe as nossas postagens diárias no www. jornalconexaoafroafro.blogspot.com
Mãe Carmen de Oxalá Saúda os:
ASSOBECATYANOS filhos , amigos simpatizantes, demais autoridades da Matriz Afro Gaúcha
QUE PAI OXALÁ NA SUA INFINITA SABEDORIA ABENÇÕE TODAS E TODOS NESTE DOMINGO DIA 18/12 /2011
Gostaria de informar-lhes que fiquei 15 dias, com minha conta bloqueada no hotmail, conseguindo reativá-la no dia de hoje.
Temos o dever de partilhar que estivemos ausente entre os dias 26 de novembro a 2 de dezembro na Oficina Nacional de Políticas Públicas para as Comunidades Tradicionais de Terreiro , promovido pelo Ministério da Cultura em São Luis do Maranhão. Em breve estaremos compartilhando os resultados e desdobramentos.
Dia 2 a noite preparação para Carreata, Xirê e Festa
Dia 03 de dezembro ocorreu a 4º CARREATA e XIRÊ DE MÃE OXUM DA PRAIA DA ALEGRIA, ao retornarmos para o Ilê ASSOBECATY ocorreu Toque de agradecimentoa Orixá da Doçura.
Dia 09/12 Reapactuamos a Rede Estadual de Núcleos de Ilês Afro Aids no Ilê de Mãe Walkiria de Oxum Docô na cidade de São Leopoldo.
Ainda no dia 12 /12.12/12 participamos do Seminário com representantes do Ministério da Justiça e Ministério da Cultura e UNESCO, assim como, os demais contemplados nos Micro-projetos mais cultura, na ocasião apresentamos a metodologia da Rede Cultura na Rua.
Dia 13/12 embarcamos novamente para Brasilia para participarmos do Seminário Nacional Territórios das Matrizes Africanas no Brasil , onde contribuimos na elaboração de diretrizes para plano de atenção a povos tradicionais de matriz africana, o evento foi promovido pela SEPPIR- Secretaria Especial de Politicas de Igualdade Racial, também muito em breve estaremos partilhando com mais detalhes essas o outras informações.
AGENDA
Dia 20 /12 Reunião para tratar da indicação de um conselheiro para compor o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.
Dia 22/12 Último Seminário do ano, “ Seminário Omo Orisá do Ilê Orisá Assobecaty “ amigo secreto revelação na hora valor do presente 10 reais.
Dia 24/12 Mãe Carmen de Oxalá e alguns filhos passaram a tarde no Presidio Feminino, com a distribuição do axé “Alaafiá Orisanlá ” A Paz de Oxalá.
Dia 26 e 27- O Ilê Assobecaty estará realizando limpezas e segurança de ano
Ainda falta combinar outra atividades e compromissos, inclusive a data para o Seminário, limpeza de final de ano com os Assobecatyanos de Pelotas.
AXÉ DO PAI OXALÀ !!!
Ao ler a matéria transcrita na integra, abaixo me abasteci de esperança de dias melhores. Mãe Carmen de Oxalá.
Em sessão ordinária realizada nesta terça-feira (6), em Brasília, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou que a juíza baiana Luislinda Valois fosse promovida ao cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). O CNJ utilizou como argumento principal o critério de antiguidade para a concessão da promoção. O relator do caso, Jorge Hélio Chaves de Oliveira, e todos os demais conselheiros decidiram de forma unânime em prol do requerimento.
"É o reconhecimento da luta de uma mulher negra, rastafári, que conseguiu sair vitoriosa deste processo. É uma conquista para o povo negro da Bahia", afirmou Luislinda, primeira juíza negra do Brasil. Desde agosto de 2010, ela ocupava o cargo de desembargadora substituta no TJ. Com a proximidade da aposentadoria compulsória, a nomeação de Valois como desembargadora titular poderia não ocorrer.
De acordo com a juíza, que acompanhou toda a audiência, o Tribunal deverá agora organizar a data da posse e a cerimônia oficial.
Sobre Valois
Valois foi a primeira juíza negra a proferir uma sentença contra o racismo no Brasil. Ela trabalhou no interior baiano até ser promovida para Salvador, em 1993. A juíza foi a responsável por reativar dezenas de Juizados Especiais em municípios da Bahia e criou e instalou a Justiça Itinerante e o Juizado Itinerante Marítimo.
Fonte: Correio da Bahia
Semana Municipal da Umbanda e das Religiões de Matriz Africana
( 22 á 28 de novembro de 2011 )
A 14ª Semana Municipal da Umbanda e das Religiões de Matriz Africana é uma lei aprovada na Câmara Municipal de Guaiba no ano de 1998, idealizada pela ASSOBECATY= Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá, incluida no calendário turistico da cidade, executada há 14 anos por uma COMISSÂO PERMANENTE DA SEMANA MUNICIPAL DA UMBANDA E DAS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANAS, que é o nome dado a articulação de casas de comunidade tradicional de terreiros, esses contam com o apoio da Prefeitura de Guaíba, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.
Confira a imagens da solenidade de abertura:
Terça -feira ( 22 )
20h - Abertura Oficial da 14º Semana Municipal da Umbanda e Religiões de Matriz Africanas – Roda de Conversa Umbada 103 anos no Brasil. Local: Museu Carlos Nobre
v
ASSUNTO: CONVITE ,
II RODA DE CONVERSA REPACTUANDO E EXPANDINDO A REDE ESTADUAL DE
NÚCLEOS DE ILÊS AFRO AIDS
Prezados
É com imensa satisfação que a ASSOBECATY- Associação Beneficente Cultural
Africana Templo de Yemanjá vem à sua presença. através deste, para convidar-lhe
para a realização da Roda de Conversa : Repactuando e Expandindo a Rede Estadual
de Núcleos de Ilês Afro Aids, que acontecerá no dia 09 de dezembro 2011, na
cidade de São Leopoldo. Na ocasião ocorrerá adesão do Centro de Umbanda e
Quimbada Ylê Oxum Olobá, que tem como diretora espiritual Mãe Walkiria de Oxum
Olobá. A roda proporcionará o entrelaçamento das experiências do saber natural das
vivências das comunidades tradicionais das terreiras, com os profissionais da área
da saúde.
Data , 09 de dezembro de 2011.
Horário inicio : 18h30m
Local: Centro de Umbanda e Quimbanda Ylê Oxum Olobá
Rua: Dinamarca Quadra 59 Casa 13 Cohab Feitoria - (51)35752776
São Leopoldo - RS
Assobecaty
Mãe Carmen de Oxalá- (51) 97010303
Centro de Umbanda e Quimbanda Ylê Oxum Olobá -Mãe Valquiria de Oxum Olobá- (51) 35752776 Mãe Janaína-(51) 98778036
Após a polêmica causada pela derrubada da casa onde a Umbanda onde Zélio de Moraes começou seus trabalhos de Umbanda, há aproximadamente dois meses, a CCIR ( Comissão Contra a Intolerância Religiosa do Rio de Janeiro) protocolou, no dia 03 de novembro, um projeto para que a Prefeitura de São Gonçalo possa tombar o terreno, que já foi vendido a um militar, a fim de reconhecer a importância deste solo sagrado, e orientar os primeiros passos para a construção do Museu da Umbanda. Representantes umbandistas, católicos, judeus, kardecistas e candomblecistas apóiam os seguidores no ato.
Agora é hora de mais um passo.
DIA 09 DE DEZEMBRO ( SEXTA FEIRA) TEMOS UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA DE SÃO GONSALO- RJ ÁS 18HS
Abraços e Axé!
Ela faz a oficina de comunicação, agora vem aplicando os conhecimentos na forma de abordagem nos diversos seguimento que compõe o Bairro Jardim Santa Rita e Cohab.
Da mesma forma ela abre possibilidades de novas relações para compor ou apoiar a nossa Rede Cultura na Rua.
Ela faz a oficina de comunicação, agora vem aplicando os conhecimentos na forma de abordagem nos diversos seguimento que compõe o Bairro Jardim Santa Rita e Cohab.
Da mesma forma ela abrem possibilidades de novas relações para compor ou apoiar a nossa rede.
Elas fazem fazer a oficina de comunicação, e depois aplicam os conhecimentos na abordagem representantes de diversos seguimento do Bairro Jardim Santa Rita e Cohab.
Da mesma forma elas abrem possibilidades de novas relações para compor ou apoiar a nossa rede.