Marcha pela Terra

Marcha pela Terra
presença da Assobecaty

Construindo identidade

Depois do nosso pedido de concessão ter sido arquivado por uma disputa desigual com os evangélicos, a AssociaçãConexão Comunitária toma folego para produzir outros meios de comunicação que alcancem a comunidade de forma mais inteligente.
Estamos falando, com isso, de um emplemento nas nossas ações que nos conduziram a produção de uma publicação impressa, a Revista Conexão Comunitária e uma sala de cinema, que vai ganhar as ruas de Guaíba logo,logo com o Projeto Cine Intervenção.
A provocação valeu a pena, a comunicação que queremos fazer não pode ser restrita como a comunicação que "eles" fazem por isso, não vamos ficar lamentando a rádio que não veio. Estamos na rua, com o banner numa mão e o microfone na outra."Eles" vem de rádio, sem problema, nós de revista e cinema.
Denise Flores

sexta-feira, 20 de abril de 2018

MST entrega alimentos para Associação Beneficente de Matriz Africana em Guaíba, no RS Iniciativa se dará por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

Por Setor de Comunicação do MST
Da Página do MST

http://www.mst.org.br/2018/04/20/mst-entrega-alimentos-para-entidade-de-guaiba-no-rio-grande-do-sul.html

O MST do Rio Grande do Sul, por meio da Cooperativa dos Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegre (COOTAP), vai entregar alimentos produzidos em assentamentos da Reforma Agrária à Associação Beneficente Cultural Africana e Umbanda Templo de Yemanjá (Assobecaty), localizada em Guaíba, a cerca de 30 quilômetros da capital. A iniciativa se dará via Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) — Doação Simultânea.

Resultado de imagem para fotos da assobecaty paa 2018O ato que marcará a renovação da parceria por meio do programa institucional acontecerá nesta sexta-feira (20), a partir das 15 horas, na sede da entidade (Rua Wenceslau Fontoura, 226; Bairro Jardim Santa/Rita Guaíba). Famílias assentadas e representantes da prefeitura de Guaíba e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) devem participar. Na ocasião, também serão comemorados os 84 anos de resistência da Assobecaty e seus 30 anos de conotação jurídica.

Conforme Sandra Nunes Rodrigues, assistente social que acompanha as famílias assentadas, o início da execução do PAA em 2018 é fruto da parceria das organizações sociais do campo e da cidade, com o apoio da Conab. Ela destaca que a Assobecaty vai receber de 45 famílias 85 mil quilos de alimentos, distribuídos num período de 12 meses.

Entre os itens a serem entregues, a cada 15 dias, estão abóbora, alface, almeirão, batata, berinjela, beterraba, couve, espinafre, melancia, amora, milho, moranga, pimentão, mandioca, repolho, rúcula, uva e tempero verde. Todos os alimentos são produzidos por assentados em Eldorado do Sul e em Encruzilhada do Sul. O valor do projeto é de R$ 319 mil. Ao todo, 560 famílias da cidade serão contempladas de forma direta com o PAA, totalizando 2.225 mil pessoas.

Assobecaty

A Assobecaty é uma casa de Tradição da Matriz Africana que completou no último 8 de fevereiro 84 anos de resistência. Com 30 anos de identidade jurídica, conforme Mãe Carmen de Oxalá, ela carrega em seu histórico o compromisso de defender o sagrado e o social.

Ela destaca que a associação é um legado deixado pela Mãe Quina de Yemanjá, que sempre teve um trabalho voltado para a segurança alimentar. “Hoje com o PAA estamos dando continuidade a sua caminhada, porém de forma bem mais ampliada", conta. Mãe Carmen acrescenta:“Quem faz o aniversário é Assobectay, mas quem ganhará o presentão é a comunidade guaibense com o recomeço do Projeto Ajeun Ilerá – Alimento Saudável para Todos”.

Desde 2012 a associação desenvolve ações culturais, junto com a Secretaria Estadual de Cultura, e hoje é reconhecida como o primeiro Ponto de Cultura de Matriz Africana no estado gaúcho, que leva o nome de Ilê Axé Cultural. Na área da saúde, tem forte atuação no combate a epidemia da Aids e desenvolve ações em abrangência estadual.

*Editado por Iris Pacheco

Nenhum comentário: