Marcha pela Terra

Marcha pela Terra
presença da Assobecaty

Construindo identidade

Depois do nosso pedido de concessão ter sido arquivado por uma disputa desigual com os evangélicos, a AssociaçãConexão Comunitária toma folego para produzir outros meios de comunicação que alcancem a comunidade de forma mais inteligente.
Estamos falando, com isso, de um emplemento nas nossas ações que nos conduziram a produção de uma publicação impressa, a Revista Conexão Comunitária e uma sala de cinema, que vai ganhar as ruas de Guaíba logo,logo com o Projeto Cine Intervenção.
A provocação valeu a pena, a comunicação que queremos fazer não pode ser restrita como a comunicação que "eles" fazem por isso, não vamos ficar lamentando a rádio que não veio. Estamos na rua, com o banner numa mão e o microfone na outra."Eles" vem de rádio, sem problema, nós de revista e cinema.
Denise Flores

sábado, 23 de julho de 2011

Chegou em Porto Alegre Prof. Dra. Yá Cecilia do Ilê Axé de Maroketu de Salvador

24JUL

100_0862O Rio Grande do Sul amanheceu ensolarado, depois de semanas de frio e mau tempo. Prognóstico de dias mais quentes e melhores para receber a antropóloga bahiana Dra Yá Cecilia Conceição Soares, que vem a Porto Alegre à convite do Ilê de Tradição Templo de Yemanjá – ASSOBECATY. Para comemorar o Dia da Mulher Afro Latino Caribenha, Mãe Carmen de Oxalá produziu a estada da Yá compondo parcerias com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre – PMPA, com a Secretaria Estadual do Estado da Cultura/ Diretoria de Cidadadania Cultural e com a Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial – SEPIR, além de diversos parceiros da sociedade civil como a Central do Movimentos Populares – CMP. 100_0863
     Ao chegar Yá Cecilia foi recepcionada no aeroporto por Mãe Carmen de Oxalá. À tarde será dedicada ao roteiro turístico e a boa mesa da culinária afro gaúcha, sem dispensar logo mais, o jantar em uma churrascaria na cidade.
100_0867

Nos próximos dias, no entanto, as atividades serão intensas: uma programação com palestras, bate papo, roda de capoeira, entrevistas e até um projeto de exposição fotográfica estão aguardando pelas Yalorixás.
    Para acompanhar e participar  das atividades acesse o programa no endereço

WWW.conexãoafro.wordpress.co

terça-feira, 19 de julho de 2011

Representante de Mulheres de Odu na Assobecaty

O tempo anda mexendo com a ASSOBECATY, se contar ninguém acredita, por isso temos o compromisso de registrar a visita de Vivi- que é roteirista e produtora de Filmes –As mulheres de Odú ,ela passou a tarde do dia 03 de julho, conhecendo um pouco da historia dos patrimônios imateriais Gruta de Mãe Oxum e Pedra de Xangô; Ela também pertence a comunidade tradicional de Terreiro Manso Dandalungua Cocuazenza na cidade de Salvador.

100_0803100_0800

Para afastar o frio a baiana tomou até chimarrão,  mas isso não impediu de prestar muita atenção na transmissão oral  que Mãe Carmen fez da  luta histórica que a Assobecaty,encabeça no municipio de Guaíba, acompanhada de religiosos que compõe duas Comissões a Permanente e Impulsora, destacando a persistência de Pai Roni de Ogum  e a perseverança de Mãe Geni de Yemanjá, lutadores incansaveis  pelo resgate dos dois  patrimônios.

100_0805100_0804

Mãe Carmen de Oxalá, Vivi de Dandalunda , Denise de Yemanjá e a Psicóloga Debora Lucia

Quem  ainda não conhece a história pode aguarda., que é só uma questão de tempo.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Amanhã fazem 7 dias da morte fulminante de Pai Ricardo de Ogum, ainda surpreende familiares e amigos

 

100_1333.jpg (1600×1200)Amanhã  fazem  7º dia  em que os familiares, amigos e filhos de santo  se despediram, de Pai Ricardo , 33 anos, que morreu no final da manhã da última quinta-feira(7/7/2011), após apresentar um infarto fulminante. O corpo foi enterrado no Cemitério Municipal de Guaíba.

Pai Ricardo  deixa muitos filhos de santo, além de um vazio muito grande na luta pela Gruta de Oxum e Pedra de Xangô, ele era um ativista da Comissão Permanente da Semana Municipal da Umbanda e das Religiões de Matriz Africana , no municipio de Guaíba, parceiro incondicional da ASSOBECATY.  Segundo a Pai Roni de Ogum , o seu companheiro   começou a manifestar  forte dor no braço, que foi se intensificando, ao mesmo tempo que avançava em direção ao peito durante a manhã. Levado até o hospital  Regional, o quadro se agravou às 11:30  ele sofreu uma parada cardiorrespiratória, morrendo. 

quarta-feira, 6 de julho de 2011

GABINETE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O POVO NEGRO

GABINETE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O POVO NEGRO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE

GABINETE DO PREFEITO

Ofício nº 046/11-GPN                                     Porto Alegre, 06 de julho de 2011.

Prezados (as) Representantes:

                                Ao cumprimentá-los (as) cordialmente, estamos convidando-os (as) para reunião no dia 07 de julho corrente, na Prefeitura Velha, Praça Montevideo, nº 10, andar superior, neste Gabinete, às 15 horas, referente ao dia 25 de junho Dia Internacional da Mulher Afro Latina Americana Carinbenha.

                               Desde já agradecemos antecipadamente a presença.

Atenciosamente,

Clovis André da Silva

                   Coordenador Geral

terça-feira, 5 de julho de 2011

Morre Walter Calixto Ferreira, o Mestre Borel

Representante das religiões afrobrasileiras e carnavalesco morreu nesta segunda-feira no Hospital Parque BelémVida do Mestre foi tema de documentário - Mauro Vieira

Renato Dornelles | renato.dorneles@diariogaucho.com.br

Vida do Mestre foi tema de documentário
Foto:Mauro Vieira

Walter Calixto Ferreira, conhecido como Mestre Borel, um dos mais principais representantes das religiões afrobrasileiras e da cultura negra no Rio Grande do Sul, além de carnavalesco, escritor e pesquisador, morreu nesta segunda-feira, aos 85 anos, no Hospital Parque Belém, vítima de complicações cardíacas e respiratórias.
Mestre Borel era considerado o mais antigo alabê (tamboreiro de candomblé ou batuque) e também um dos principais responsáveis pela preservação da cultura e da história dos povos africanos em Porto Alegre.
Sua história foi tema do documentário Mestre Borel: a Ancestralidade Negra em Porto Alegre, dirigido por Anelise dos Santos Guterres, no ano passado. O velório está sendo realizado no Cemitério Jardim da Paz.

DIÁRIO GAÚCHO

A morte de Mestre Borel, símbolo da cultura negra de Porto Alegre

A morte de Mestre Borel, nesta segunda-feira (4), deixa Porto Alegre sem um ícone da cultura negra. Mestre Xangô, de formação alabé, criado nos bairros Ilhota, onde nasceu Lupicínio Rodrigues e onde hoje é a Areal da Baronesa, cantada por Giba Giba, o reduto da negritude porto-alegrense no bairro Cidade Baixa. Ele tinha 85 anos de idade.

Em um documentário produzido recentemente, Mestre Borel, ancestralidade negra em Porto Alegre, ele fala das origens dos negros na capital, seus moradores e o movimento cultural. Discorre sobre as matrizes religiosas africanas e o convívio com os antepassados. O documentário fornece, também, uma interessante paisagem geográfica, um passeio sobre a antiga cidade através de fotografias. E trata a Areal da Baronesa como ponto nevrálgico da cultura negra.

O documentário é realizado pela mesma equipe que produziu Os Caminhos Invisíveis do Negro em Porto Alegre: A Tradição do Bará do Mercado, agraciado com o Prêmio Manuel Diégues Júnior, pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) na categoria Importância do tema para área, em 2008, na 13ª Mostra do Filme Etnográfico, no Rio de Janeiro.

Walter Calixto Ferreira, o Mestre Borel, nasceu em Rio Grande. Seus ancestrais são nigerianos. Desde 1980 morava no bairro Restinga.

O vídeo pode ser visto no youtube, no endereço www.youtube.com/watch?v=pjNI-FFXVaE (Foto:OLAVO RAMALHO MARQUES)

FONTE: Todo dia Online, Coluna João Almeida
 

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Morre Mestre Borel

A Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, lamenta a perda de Walter Calixto Ferreira, o Mestre Borel, 85 anos, ocorrida hoje pela manhã no Hospital Parque Belém, onde estava internado desde quinta-feira para tratar de problemas cardíacos e respiratórios. Pesquisador e profundo conhecedor da cultura afro-brasileira, o qual se dedicou durante toda a sua vida, Mestre Borel deverá ser sepultado amanhã no Cemitério Jardim da Paz.

Diretoria do IGTF

Rita Escobar - Mtb 6079
Assessoria de imprensa
(51) 3228.1711 / 9327.5434

sexta-feira, 1 de julho de 2011

2º REUNIÃO NA ASSOBECATY NOS PROJETOS MAIS CULTURA - PRONASCI EM GUAIBA

 

No dia 06  de agosto  aconteceu na sede da ASSOBECATY- Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá,  no salão  principal dedicado ao culto aos orixás a 2 ª reunião de trabalho, com alguns filhos  do ilê e parceiros que integram o grupo  de atores sociais, que formam a equipe dos membros  contemplados do edital Projetos Mais Cultura,  o ilê  de Mãe Carmen de Oxalá, está localizado no bairro Jardim Santa Rita-Guaiba,  dentro do espaço delimitado pelos  ministério da justiça e da Cultura, como  território da paz.  É neste espaço que ASSOBECATY há 23 anos tem como bandeiras de lutas a trabalho reconhecido , de atuação

100_1133

A reunião teve o caráter de   intensificar o fluxo de trabalho  de  organização e preparação para aguardar a liberação dos recursos pelos ministérios, da mesma forma que  foram  sanada todas as dúvidas.
100_1138

A discussão apontou que deve ser elaborado  um evento que  cause impacto na comunidade do bairros  Cohab , Jardim Santa Rita, no ato de  lançamento dos  projetos.

  100_1139

Com a qualificação e comprometimento dos  executores dos projetos os jovens de 15 a 29 anos de idade, moradores das comunidades  Cohab  Sta. Rita,  receberão  projetos com programação cultural diversificado educativa.

100_1136

Ao final a  conversa tomou rumos de elaboração de estratégias de coloboração mútua para que a atuação  e a relação do grupo possa  ser  inspirada na cooperaçãó, visando  fortalecer as atividades  da   comunidades tradicionais de terreiros, no sentido de posicionamento  oficial como um agente  gerador, motivador de mudanças na comunidade do entôrno, neste momento  incentivar outras comunidades a tomarem semelhante  iniciativa, usando o jargão tradicional ”Quem planta sonhos colhe novos horizontes “  De um edital público conseguimos transformar em políticas de respeito mútuo e  integração das práticas de diferentes saberes, ficou agendada a próxima  reunião  na terça  feira, dia 15 de agosto,  ás 19 horas.