Da mesma forma, não perdeu a capacidade de alimentar o imenso sonho de sua vida espiritual. O passaportes, com o nome Cleon Fonseca é o passe para a concretização dele. Pai Cleon parte de Porto Alegre para a África do Sul, no dia 06 embarque. O avião partiu de Porto Alegre em direção,a São Paulo, fez escala em Lisboa, Angola. Enfim, 16 de junho chega em Cabinda .
A viagem tem a finalidade de reencontrar os traços ainda vivos, da religião afro, no continente africano. Assim, como poder transportar um pouco da terra ancestral para redistribuir com os espaços que tem compromisso com a cultura afro-brasileira.
A província de Cabinda está situada ao norte de Angola. Território da costa atlântica africana com cerca de 7.283 quilómetros quadrados.Clima tropical húmido. A temperatura média anual oscila entre os 25 e os 30ºC.
CABINDA - Nascida junto ao porto do mesmo nome.
Pai Cleon em Cabinda significa , que carrega consigo um pouco de sua história de vida, o seu modo de vida, a sua religiosidade, a sua cultura, a sua identidade. Buscou construir laços de integração com sua história e sua perseverânça , assim com um permanente entusiasmo, montou, planejou e concretizou a viagem dos seus sonhos. Agora , já está em solo Áfricano.
Pai Eduardo de Xapanã, foi cicerone durante a estada africana. Estatua em homenagem ao Papa.
As mulheres da comunidade cabindensa. Em frente ao monumento Nossa Senhora Rainha do Mundo.
O povo de Cabinda tem uma história de dificuldades, não só por ter sofrido com a escravidão e o trabalho forçado, como também por ter experimentado anos de desordem durante a época dos antigos reinos tribais.
Pai Cleon pode comparar as diferenças das práticas religiosas, isto é ver a religião de matriz africana, de outro angulo, e poder mensurar se a religião é original ou que dela restar na África e no Brasil.
O momento mais sagrado : O contato com a Terra, esse, contato tem um fundo mítico profundo. Além,da terra que forma, no imaginário o território africano, ter uma forte simbologia no relacionamento entre os dois países
Para um legitimo filho de Oxalá, que foi iniciado desde 12 anos de idade, e que em sua trajetória espiritual construiu o Reino de Oxalá, que é uma referência no Brasil e exterior. Esse é o momento mais sagrado, troca simbólica, Pai Cleon e a TERRA DA ÁFRICA é um momento ritual de um infinito sentido e um conjunto de significações sagradas que é suscetível de receber qualquer sentido possivelmente vai inspirar, mexer, inquietar, intelectuais de várias áreas cientificas para estudar esse fenômeno e traduzir em conhecimento que possam contribuir para a valorização da povo e comunidades tradicionais no Brasil .
Além do interesse , o territóriode l tem forte simbologia no relacionamento entre os dois países
África se revela e exibe a olhos nus, essa é a realidade, do centro de Cabinda!
Aeroporto de Cabinda, Pai Cleon de Oxala. A sua chegada a Cabinda a Delegação oficial foi recebida no Aeroporto de Cabinda pelo Director Provincial dos Desportos de Cabinda Oscar Dilo, acompanhado pelo vice-presidente da Associação Provincial de Futebol em representação do Presidente da Associação sr José Alberto Macaia que já esperava pela Delegação na vila Olimpica onde a selecção ficará alojada durante o período de permanência nesta Provincia.
Ao retornar para o Brasil, com o sonho realizado, a obsessiva busca das"Áfricas brasileiras" em solo africano, deixa Pai Cleon, com a sensação de ter preenchido uma lacuna ou estabelecido um elo forte entre passado e presente, entre memória e história com esta dupla experiência, que lhe possibilita a gratificação pessoal e a certeza de ter sido autorizado pelo orixá Oxalá em cumprir essa grande missão religiosa .
Epa Babá !
Nenhum comentário:
Postar um comentário