Marcha pela Terra

Marcha pela Terra
presença da Assobecaty

Construindo identidade

Depois do nosso pedido de concessão ter sido arquivado por uma disputa desigual com os evangélicos, a AssociaçãConexão Comunitária toma folego para produzir outros meios de comunicação que alcancem a comunidade de forma mais inteligente.
Estamos falando, com isso, de um emplemento nas nossas ações que nos conduziram a produção de uma publicação impressa, a Revista Conexão Comunitária e uma sala de cinema, que vai ganhar as ruas de Guaíba logo,logo com o Projeto Cine Intervenção.
A provocação valeu a pena, a comunicação que queremos fazer não pode ser restrita como a comunicação que "eles" fazem por isso, não vamos ficar lamentando a rádio que não veio. Estamos na rua, com o banner numa mão e o microfone na outra."Eles" vem de rádio, sem problema, nós de revista e cinema.
Denise Flores

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Pedra de Xango e Gruta de Oxum é pauta na Universidade

100_1202

A Pedra de Xangô e Gruta de Oxum da Praia da Alegria , são espaços que sugerem a reflexão  acadêmica  por sua riqueza de detalhes ,impulsionado pelo  sentimento profundo de pertencimento os religiosos de comunidades tradicionais de terreiros guaibenses, vem demonstrando necessidade de respostas.

Os conceitos são limitrofes gerando dúvidas por essas razões  as contribuições  acadêmicas serão bem vindas. A  dúvida perpassa sobre : è  área de preservação histórica?  pInteresse Cultural ?patrimônio, imaterial,  cultural? ,   sitio histórico? ou território  afro?.  Desse modo, ressaltamos que este protagonismo esta sendo capitaniado pela casa tradicional  Assobecaty – Associação Benficente Cultural Africana Templo de Yemanjá que vem buscando atenção dos gestores municipais, estaduais e federais.

A representante legal da Associação participou  da reunião sobre a questão  na ULBRA- Canoas, Universidade Luterana do Brasil, reunindo os técnicos do IPAHE- Instituto Patrimônio Histórtico Estadual, Robson e Mateus Della Rosa foram recebidos pelo Coordenador do Curso de História o Prof. Roberto Santos. Aguardem esse assunto  continua dando o que falar.

domingo, 21 de agosto de 2011

MENSAGEM DE MAE CARMEN DE OXALA AOS FILHOS DE SANTO

Após ás homenagens aos país,orixás masculinos. Que Pai Oxalá, proteja a todos os que palmilham o caminho em busca de força, proteção, aos que fogem de sua missão pedimos a misericórdia, rogo a ele  para que todos tenham, após esse agrado, um bom inicio de um novo ciclo. Desejo que todos tenham uma  boa semana,  recebam abença e o  Axé de Pai Oxalá. 

   São os votos de Mãe Carmen de Oxalá

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

CONVITE

           O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Cidadania Cultural, juntamente com a Secretaria Nacional de Juventude, os ministérios da Saúde e do Desenvolvimento Agrário e órgãos e intituições parceiras convida para o Ato de Lançamento das bases de ação voltadas para as juventudes brasileiras, no âmbito do Programa Cultura Viva, por meio do edital Juventude: diálogos interculturais em rede, da 4ª edição do Prêmio Cultura Viva e das Residências Criativa de intercâmbio internacional.

Data: 23/08/2011 (terça-feira)

Horário: 9 horas

Local: Bloco Afro Sul Odomodê/Ponto de Cultura AfroSul/Odomodê - Avenida Ipiranga, 3850 -Bairro Jardim Botânico- Porto Alegre - RS


Mais informações:

Em Porto Alegre serão inauguradas novas ações com apresentação pública:

- do Edital “Juventudes: Diálogos Interculturais em Rede”, foi formatado com a participação e parcerias da Secretaria Nacional de Juventude, da Assessoria de Juventude - Ministério do Desenvolvimento Agrário, da Coordenação da Área Técnica de Saúde do Adolescente e do Jovem- Ministério da Saúde, e da Fundação Palmares, uma iniciativa inédita Interministerial, concretizando uma nova proposta de relacionamento com as e os jovens brasileiros.


- da 4ª Edição Nacional do "Prêmio Cultura Viva" com tema "Cultura e Juventudes" em parceria com o Centro de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária -Cenpec.

- de um plano de cooperação e intercâmbio internacional por meio da ação "Residências Criativas" realizadas em parceria com a PEOPLE'S PALACE PROJECTS, com sede no Reino Unido.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

EXPOSIÇÃO ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS

ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS

APRESENTA A REALIDADE CONTEMPORÂNEA, DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS ENTRE BRASIL E ÁFRICA

Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes 2011

ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS

APRESENTA A REALIDADE CONTEMPORÂNEA, DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS ENTRE BRASIL E ÁFRICA

 Se é verdade que entre a África e o Brasil há mais semelhanças e aproximações do que pode sonhar a nossa vã geografia, é verdade também que ainda não voltamos os nossos olhares para perceber e assimilar as afinidades que temos com o continente africano.

A Exposição África: Olhares Curiosos do fotógrafo e pesquisador da Universidade Federal do Pará Hilton Silva mostra exatamente isso, para ele “pouco conhecemos da África e dos africanos, assim como pouco sabemos sobre nossas histórias comuns e sobre os negros brasileiros. A compreensão da diversidade étnico-cultural mundial é fundamental para se arquitetar um novo projeto de educação, que possibilite a inserção social igualitária e contribua para destravar o potencial intelectual embotado pelo racismo prevalente na sociedade. Isso contribuirá para o desenvolvimento de um pensamento comprometido com o anti-racismo, que elimine a noção de inferioridade/superioridade de indivíduos ou grupos, levando à percepção integral do sujeito, apreciando e respeitando toda a variabilidade humana”.

AÇÃO EDUCATIVA

O projeto desenvolve uma intensa ação educativa, só em Belém haverão quatro oficinas temáticas que atenderão 100 jovens das escolas públicas que terão a oportunidade de uma maior aproximação com a nossa matriz africana, desmistificando várias idéias preconceituosas que existem sobre a África e apresentando um continente com cultura e história riquíssima que se somam positivamente à cultura Brasileira. Veja as oficinas que serão ministradas:

- Jogos africanos- 25 vagas - alunos/as do ensino fundamental;

- Iniciação a capoeira- 25 vagas- alunos/as do ensino fundamental;

- Danças africanas- 25 vagas- alunos/as do ensino médio;

- Grafitagem- 25 vagas- alunos/as do ensino médio.
EXPOSIÇÃO VIRTUAL

A Exposição África: Olhares Curiosos tem sua versão virtual e estará no blog da COPIR a partir do dia 23 de agosto e também no site da Secretaria de educação, aumentando ainda mais a acessibilidade ao projeto. Para participar da exposição basta acessar www.copirseduc.blogspot.com.

SERVIÇO

África: Olhares Curiosos

22 de agosto a 03 de setembro de 2011

Museu Histórico do Estado do Pará

Endereço: Palácio Lauro Sodré / Praça Dom Pedro II, s/n. Cidade Velha. Belém. PA. 66020-240.

Exposição virtual em www.copirseduc.blogspot.com

--
Coordenadoria de Educação para Promoção da Igualdade Racial
Diretoria de Educação para Diversidade Inclusão e Cidadania
Secretaria Adjunta de Ensino
Secretaria de Estado de Educação do Pará
Rodovia Augusto Montenegro Km 10 s/n
CEP 66.820-000
Fone: (91)32015157/5059
www.copirseduc.blogspot.com

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Depois de algum tempo sem escrever nos espaços virtuais , finalmente consegui.

Depois de algum tempo sem escrever nos espaços virtuais , finalmente consegui. Os meus dias têm sido corridos. Tenho trabalhado muito e as atividades litúrgicas do Ilê ASSOBECATY, absorvem muito tempo,  na medida do possível,  continuo ativando o movimento, dando palestras e  organizando seminários.

Não preciso dizer o quão desafiador têm sido os meus dias e as vezes, com tanta coisa me embanano toda, com relação a atividade do dia 25 de Julho Seminário Mulheres Negras no Poder,Rio Grande do Sul , Brasil e América Latina, e o 1 º Encontro de Yás no Ano Afrodescendente, houve um problema com a máquina fotográfica e perdemos  muitas fotos. Tivemos que recolher fotos de algumas pessoas que estavam nos eventos, só que isso demanda tempo,  agora se torna possível dar um retorno , bem legal dos dois eventos.Além disto, hoje estou com 4862  amigos no Facebook, sempre que possível respondo mensagens e os emails diários e demais compromissos acabo não tendo tempo para escrever nos diversos espaços virtuais . Uma peninha. Mas vou tentar ser mais constante.

Gostariamos de avisar que a partir de hoje estaremos trabalhando forte para a realização das atividades que aconteceram  nos dias 24 e 25 de setembro.  AGUARDEM ! 

Para quem me cobra quando não posto noticias, interpreto essa postura de quem acompanha,  e valoriza esse tipo de ativismo digital, muitas saudades e um bom axé de Mãe Carmen de Oxalá.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

2º REUNIÃO NA ASSOBECATY NOS PROJETOS MAIS CULTURA - PRONASCI EM GUAIBA

 

No dia 06  de agosto  aconteceu na sede da ASSOBECATY- Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá,  no salão  principal dedicado ao culto aos orixás a 2 ª reunião de trabalho, com alguns filhos  do ilê e parceiros que integram o grupo  de atores sociais, que formam a equipe dos membros  contemplados do edital Projetos Mais Cultura,  o ilê  de Mãe Carmen de Oxalá, está localizado no bairro Jardim Santa Rita-Guaiba,  dentro do espaço delimitado pelos  ministério da justiça e da Cultura, como  território da paz.  É neste espaço que ASSOBECATY há 23 anos tem como bandeiras de lutas a trabalho reconhecido , de atuação

100_1133

A reunião teve o caráter de   intensificar o fluxo de trabalho  de  organização e preparação para aguardar a liberação dos recursos pelos ministérios, da mesma forma que  foram  sanada todas as dúvidas.
100_1138

A discussão apontou que deve ser elaborado  um evento que  cause impacto na comunidade do bairros  Cohab , Jardim Santa Rita, no ato de  lançamento dos  projetos.

  100_1139

Com a qualificação e comprometimento dos  executores dos projetos os jovens de 15 a 29 anos de idade, moradores das comunidades  Cohab  Sta. Rita,  receberão  projetos com programação cultural diversificado educativa.

100_1136

Ao final a  conversa tomou rumos de elaboração de estratégias de coloboração mútua para que a atuação  e a relação do grupo possa  ser  inspirada na cooperaçãó, visando  fortalecer as atividades  da   comunidades tradicionais de terreiros, no sentido de posicionamento  oficial como um agente  gerador, motivador de mudanças na comunidade do entôrno, neste momento  incentivar outras comunidades a tomarem semelhante  iniciativa, usando o jargão tradicional ”Quem planta sonhos colhe novos horizontes “  De um edital público conseguimos transformar em políticas de respeito mútuo e  integração das práticas de diferentes saberes, ficou agendada a próxima  reunião  na quinta feira, dia 11 de julho,  ás 19 horas.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

CONVITE Reunião Pró-Conferência de Yás

Guaiba,10 de agosto 2011.

Assunto: CONVITE Reunião Pró-Conferência de Yas

À

Ilmo. Sra. Marcia Santana

Secretaria de Politicas para Mulheres

O Movimento  13 de Maio Abolição Não Conclusa Para as Mulheres Negras, por meio da Assobecaty - Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá e CMP- Central de Movimentos Populares, viemos manifestar à Secretária de Politicas Para as Mulheres, sociedade Riograndense e movimentos sociais, que estamos com uma forte determinação de realizarmos a

1ª Conferência Estadual de Yás, essa intensão pode ser compreendida como uma necessidade de criarmos um  espaço de participação popular e controle social no que se refere a questãode politicas publicas para  mulheres de comunidades Tradicionais de  terreiros, por sua função social que  são fundamentais à cidadania, à democracia e à liberdade.  É um momento histórico que representa um processo plural para a construção de políticas públicas mais sólidas, claras e coletivas.vem ao encontro da necessidade desta população, abrir o debate sob sua condição na sociedade,  poder contribuir com propostas e idéias, identificar suas  necessidades de politicas especificas para que seja elencado e incluida essa temática na Conferência Estadual das Mulheres. O momento é oportuno para mostrar o real valor da mulher de religião afro- brasileira, além de dar visibilidade a sua  capacidade de coesão grupal.

Buscando fomentar o processo no estado o Rio Grande do Sul, com a mobilização da sociedade para a realização das Conferências em suas etapas municipais, o movimento 13 de maio solicita o agendamento de reuniáo Pró-Conferência de Mulheres de terreiras.

Cordialmente,

Mãe Carmen de Oxala

Conselheira Municipal Codim – UAMG-  Guaiba

Movimento 13 de Maio Abolição não Conclusa Para as Mulheres Negras

sábado, 6 de agosto de 2011

2º REUNIÃO NA ASSOBECATY NOS PROJETOS MAIS CULTURA - PRONASCI EM GUAIBA

 

No dia 06  de agosto  aconteceu na sede da ASSOBECATY- Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá,  no salão  principal dedicado ao culto aos orixás a 2 ª reunião de trabalho, com alguns filhos  do ilê e parceiros que integram o grupo  de atores sociais, que formam a equipe dos membros  contemplados do edital Projetos Mais Cultura,  o ilê  de Mãe Carmen de Oxalá, está localizado no bairro Jardim Santa Rita-Guaiba,  dentro do espaço delimitado pelos  ministério da justiça e da Cultura, como  território da paz.  É neste espaço que ASSOBECATY há 23 anos tem como bandeiras de lutas a trabalho reconhecid , de atuação

100_1133

A reunião teve o caráter de   intensificar o fluxo de trabalho  de  organização e preparação para aguardar a liberação dos recursos pelos ministérios, da mesma forma que  foram  sanada todas as dúvidas.
100_1138

A discussão apontou que deve ser elaborado  um evento que  cause impacto na comunidade do bairros  Cohab , Jardim Santa Rita, no ato de  lançamento dos  projetos.

  100_1139

Com a qualificação e comprometimento dos  executores dos projetos os jovens de 15 a 29 anos de idade, moradores das comunidades  Cohab  Sta. Rita,  receberão  projetos com programação cultural diversificado educativa.

100_1136

Ao final a  conversa tomou rumos de elaboração de estratégias de coloboração mútua para que a atuação  e a relação do grupo possa  ser  inspirada na cooperaçãó, visando  fortalecer as atividades  da   comunidades tradicionais de terreiros, no sentido de posicionamento  oficial como um agente  gerador, motivador de mudanças na comunidade do entôrno, neste momento  incentivar outras comunidades a tomarem semelhante  iniciativa, usando o jargão tradicional ”Quem planta sonhos colhe novos horizontes “  De um edital público conseguimos transformar em políticas de respeito mútuo e  integração das práticas de diferentes saberes, ficou agendada a próxima  reunião  na quinta feira, dia 11 de julho,  ás 19 horas.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

A CASA TRADICIONAL ASSOBECATY PROTAGONIZA EM GESTAR 8 PROJETOS DO TERRITÓRIO DA PAZ

 

100_1086A casa tradicional Assobecaty- Associação Beneficente Cultural Africana Templo de Yemanjá, que está sob o comando de Mãe Carmen de Oxalá, no ano em que completa 77 anos de existência e 23 de personalidade juridica, no dia ( 30 ),  aconteceu no salão  dedicado as práticas religiosas da umbanda,  reunião de integração dos  filhos e parceiros do terreiro que irão trabalhar os projetos dentro do território da Paz.  No mês de julho a entidade é assinalada pela necessidade da realização de rituais de data  passagem para o orum  a grande Yalorixá Mãe Quina de Yemanjá que fundou a terreira, são (11) longos anos, que Mãe Carmen vem administrando, na condição de herdeira  do ilê, com um resgate eficiente  através de estratégia de visibilidade que possibilita o reconhecimento de sua trajetória como  simbolo de resistência do brio de mulheres negras.

 A primeira  reunião de uma série de muitas,  com os contemplados é o resultado do edital da primeira edição da iniciativa conjunta entre o Ministério da Cultura, por meio do 100_1081Programa Mais Cultura e da Justiça através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e tem como objetivo dar oportunidade às diversas camadas da população brasileira de acesso à produção, ao reconhecimento e ao consumo de bens culturais. Promovendo a autoestima, o sentimento de pertencimento, a cidadania, o protagonismo social e a diversidade cultural. Também  visa aumentar o dinamismo econômico de comunidades e municípios por meio de concessão de apoio financeiro a pequenos projetos de artistas, grupos independentes e produtores culturais.

 

A diretoria da entidade tem o entendimento do compromisso de estar partilhando com todos  esta experiência bem sucedida, no sentido de contagiar, encorajar, motivar para que outros e outras possam estar se organizando e articulando, isto é se preparando internamente para poderem  acessar todos os editais possíveis.  É a primeira vez, desde a fundação que ASSOBECATY,  conseguiu aprovar de uma vez só vez um número expressivo de projetos. Neste momento , nesta data o Ilê  se tornou então a sede dessa bela história de  maturidade, comprometimento e protagonismo  desta comunidade tradicional de terreiros  do sul do país.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Microprojeto Mais Cultura para Territórios de Paz

ministerio_da_culturaChegou a vez de Guaiba  receber o edital  O Microprojeto Mais Cultura para Territórios de Paz pretende, com os recursos dos projetos selecionados, colaborar com a economia local e a subsistência de pequenas iniciativas, por meio do fomento e incentivo a artistas, grupos artísticos independentes, grupos étnicos de tradição cultural e pequenos produtores culturais, residentes nos bairros, definidos pelo Pronasci como de Territórios de Paz.