Marcha pela Terra

Marcha pela Terra
presença da Assobecaty

Construindo identidade

Depois do nosso pedido de concessão ter sido arquivado por uma disputa desigual com os evangélicos, a AssociaçãConexão Comunitária toma folego para produzir outros meios de comunicação que alcancem a comunidade de forma mais inteligente.
Estamos falando, com isso, de um emplemento nas nossas ações que nos conduziram a produção de uma publicação impressa, a Revista Conexão Comunitária e uma sala de cinema, que vai ganhar as ruas de Guaíba logo,logo com o Projeto Cine Intervenção.
A provocação valeu a pena, a comunicação que queremos fazer não pode ser restrita como a comunicação que "eles" fazem por isso, não vamos ficar lamentando a rádio que não veio. Estamos na rua, com o banner numa mão e o microfone na outra."Eles" vem de rádio, sem problema, nós de revista e cinema.
Denise Flores

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

EXPOSIÇÃO ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS

ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS

APRESENTA A REALIDADE CONTEMPORÂNEA, DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS ENTRE BRASIL E ÁFRICA

Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes 2011

ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS

APRESENTA A REALIDADE CONTEMPORÂNEA, DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS ENTRE BRASIL E ÁFRICA

 Se é verdade que entre a África e o Brasil há mais semelhanças e aproximações do que pode sonhar a nossa vã geografia, é verdade também que ainda não voltamos os nossos olhares para perceber e assimilar as afinidades que temos com o continente africano.

A Exposição África: Olhares Curiosos do fotógrafo e pesquisador da Universidade Federal do Pará Hilton Silva mostra exatamente isso, para ele “pouco conhecemos da África e dos africanos, assim como pouco sabemos sobre nossas histórias comuns e sobre os negros brasileiros. A compreensão da diversidade étnico-cultural mundial é fundamental para se arquitetar um novo projeto de educação, que possibilite a inserção social igualitária e contribua para destravar o potencial intelectual embotado pelo racismo prevalente na sociedade. Isso contribuirá para o desenvolvimento de um pensamento comprometido com o anti-racismo, que elimine a noção de inferioridade/superioridade de indivíduos ou grupos, levando à percepção integral do sujeito, apreciando e respeitando toda a variabilidade humana”.

AÇÃO EDUCATIVA

O projeto desenvolve uma intensa ação educativa, só em Belém haverão quatro oficinas temáticas que atenderão 100 jovens das escolas públicas que terão a oportunidade de uma maior aproximação com a nossa matriz africana, desmistificando várias idéias preconceituosas que existem sobre a África e apresentando um continente com cultura e história riquíssima que se somam positivamente à cultura Brasileira. Veja as oficinas que serão ministradas:

- Jogos africanos- 25 vagas - alunos/as do ensino fundamental;

- Iniciação a capoeira- 25 vagas- alunos/as do ensino fundamental;

- Danças africanas- 25 vagas- alunos/as do ensino médio;

- Grafitagem- 25 vagas- alunos/as do ensino médio.
EXPOSIÇÃO VIRTUAL

A Exposição África: Olhares Curiosos tem sua versão virtual e estará no blog da COPIR a partir do dia 23 de agosto e também no site da Secretaria de educação, aumentando ainda mais a acessibilidade ao projeto. Para participar da exposição basta acessar www.copirseduc.blogspot.com.

SERVIÇO

África: Olhares Curiosos

22 de agosto a 03 de setembro de 2011

Museu Histórico do Estado do Pará

Endereço: Palácio Lauro Sodré / Praça Dom Pedro II, s/n. Cidade Velha. Belém. PA. 66020-240.

Exposição virtual em www.copirseduc.blogspot.com

--
Coordenadoria de Educação para Promoção da Igualdade Racial
Diretoria de Educação para Diversidade Inclusão e Cidadania
Secretaria Adjunta de Ensino
Secretaria de Estado de Educação do Pará
Rodovia Augusto Montenegro Km 10 s/n
CEP 66.820-000
Fone: (91)32015157/5059
www.copirseduc.blogspot.com

Nenhum comentário: