Marcha pela Terra

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presença da Assobecaty

Construindo identidade

Depois do nosso pedido de concessão ter sido arquivado por uma disputa desigual com os evangélicos, a AssociaçãConexão Comunitária toma folego para produzir outros meios de comunicação que alcancem a comunidade de forma mais inteligente.
Estamos falando, com isso, de um emplemento nas nossas ações que nos conduziram a produção de uma publicação impressa, a Revista Conexão Comunitária e uma sala de cinema, que vai ganhar as ruas de Guaíba logo,logo com o Projeto Cine Intervenção.
A provocação valeu a pena, a comunicação que queremos fazer não pode ser restrita como a comunicação que "eles" fazem por isso, não vamos ficar lamentando a rádio que não veio. Estamos na rua, com o banner numa mão e o microfone na outra."Eles" vem de rádio, sem problema, nós de revista e cinema.
Denise Flores

terça-feira, 20 de novembro de 2012

A Hora de Bater Cabeça e Louvação a Terra Sagrada

A frente  do Reino de Oxalá estava lotada quando Pai Cleom entrou no salão para bater cabeça aos orixás.

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Centenas de pessoas acompanham a entrada triunfante do Baba Cleon.

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Ato de bater, neste momento  pode ser entendido como um sinal de  humildade, também como uma forma de agradecimento ao Orixá Oxala, aquele que rege a sua vida, e o conduz num crescente continuo abrindo-lhe  novos campos de atuação  interno e permanente.0234

Imediatamente começa a cerimônia de louvação a terra sagrada

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O monumento , além de  receber outros rituais previamente antecipados, no dia foi batizado com água da quartinha de Pai Xangô

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                               Com a quartinha de Oxum

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Todo, esse ritual foi feito , dentro da aura musical dos cânticos  dedicado a orixá  Oxum.

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Com  a consagração da àgua da quartinha  de Pai Oxala

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Pai Oxala , em especial, dono do ori, de Pai Oxalá, autorizou o seu filho, a cumprir grandiosa missão. Esta  concretização de um sonho,  que agora  podemos dizer, é  real, por  expressar profundamente o sentimeno de respeito e comprometimento  com a religião.

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Essa terra de Cabinda , plantada no monumento , que fica do lado  esquerdo do Reino de Oxalá,tem muitos  sentidos : Para fortalecer os laços simbólicos   Ilê de Pai Cleon, com o continente africano.. Dar  maior visibilidade as relações da religião africana  com a “terra” que para  nós é muito sagrado.

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Pai Cleon, mostra como é que se faz, exemplo para sua  familia religiosa  filhos , netos , bisnetos e tataranetos. Valorizar, respeitar e honrar,  seu orientador espiritual, isso é, independente em que plano está.

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Atividade ritual, que nesta data  envolve uma potência alegre e festiva !

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Louvação  aos ancestrais, também podemos  relacionar aos processos de recriação da cultura negra fora da África, perfazendo os  sentidos culturais da diáspora negra

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No final da celebração, houve  dois  momentos muito emocionante, Pai Cleon beija o monumento. como forma de expressar respeito, depois ele abre a bandeira da Cabinda que até o momento carregava sobre o ombro. Por fim , convida todos os presentes para adentrar ao Reino de Oxalá.

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